domingo, 18 de setembro de 2011

Cohidro participa de curso de agrotóxicos

Promovido pela Emdagro, o Workshop acontecerá na Aease
15/09/2011 - 10:51


Acontece na próxima sexta-feira, 16, a partir das 8h, o Workshop sobre o Uso de Agrotóxicos e Agricultura Sustentável. A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), que desenvolve um extenso trabalho voltado para a diminuição do uso de agrotóxicos em seus perímetros irrigados, bem como o estímulo à produção agroecológica (orgânica), tem participação garantida do evento.
Promovido pela Emdagro, o Workshop acontecerá na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), e terá a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, do presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, além de diversos técnicos e produtores rurais.

Como parte da apresentação da Comissão Estadual de Agrotóxicos, prevista para começar às 9h15, a gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro, Sônia Loureiro, abordará as ações da companhia no tocante à racionalização do uso de agrotóxicos e à produção agroecológica, trabalhos que tiveram início em agosto de 2007 e que seguem como uma das prioridades da atual gestão.

“O trabalho da Cohidro começou em 2007 com a formação de uma equipe específica e com a elaboração de planos de trabalho. Desde então, foram desenvolvidas muitas ações nesse sentido. Realizamos diversas reuniões de sensibilização, capacitações de técnicos e produtores, dias de campo, palestras educativas em escolas municipais, formação de Organizações de Controle Social, confecção de quatro mil cartilhas explicativas, e em 2011 fizemos a implantação do sistema PAIS em nossos perímetros, uma importante tecnologia social que estimula a produção livre de agrotóxicos”, pontua Loureiro.

Segundo a gerente, as ações da Cohidro e demais órgãos engajados nessa mesma causa têm levado à diminuição do uso indiscriminado de agrotóxico, e fortalecido a produção orgânica no Estado de Sergipe. “Notamos que os agricultores familiares estão mais conscientes quanto aos perigos causados pelo uso indevido das substâncias. Quando existe uma praga ou doença na plantação, ao invés de agir por conta própria, eles procuram os técnicos da Cohidro, que vão indicar o melhor tratamento e emitir o receituário para a compra do agrotóxico adequado, se for o caso. É também notável o crescimento da produção orgânica em nossos perímetros. O trabalho é difícil, já que pretende uma mudança de comportamento e pensamento, mas temos conseguido bons resultados e continuamos otimistas”, declara Sônia Loureiro.
Fonte: Ascom Cohidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário