quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seminário Territorial - Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida


Seminário Territorial
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida

Local: Centro Ana Patrícia – Lagoa Redonda/Porto da Folha
Data: 07 de Outubro de 2011
Horário: 8:00 às 16:30h

PROGRAMAÇÃO
Às 8:00h – Acolhida e mística de Abertura
Às 9:00h – Histórico e atualidade da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida
Às 09:30h – O atual modelo de desenvolvimento da agricultura e as causas e conseqüências do uso dos agrotóxicos
Às 10:30h – Filme: O Veneno está na mesa
Às 11:30h – Debate em plenária
Às 12:30h – Almoço
Às 14:00h - A agroecologia como alternativa ao atual modelo de desenvolvimento
Às 15:00h – A tarefa das instituições publicas, organizações e movimentos sociais na campanha
                   - Encaminhamentos (proposta de planejamento e formação do comitê territorial)
Às 16:00h – Avaliação do seminário e encerramento




“Agronegócio só traz pobreza
Queremos para o mundo
Agricultura camponesa!”


“Quem Somos? Camponeses!
O que queremos?
Terra, trabalho e Justiça!”

CONVITE

À 
Prezados\as Companheiros\as,

Em 2010 o MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores lançou no seu III Encontro Nacional a CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS EM DEFESA DA VIDA, posteriormente a campanha foi assumida pela Via Campesina e Assembléia Popular se transformando hoje em uma importante bandeira de luta para o povo do campo e da cidade.
Durante toda sua existência o MPA tem defendido vida digna e de qualidade para os camponeses e camponesas, bem como para toda a sociedade brasileira a partir do respeito à natureza e da preservação ambiental. Porem o atual modelo de desenvolvimento nos impossibilita essa condição de vida. O uso intensivo de agrotóxicos tem levado à contaminação do solo, da água, do ar e dos alimentos, causando profundos desequilíbrios nos ecossistemas, e prejudicando a saúde humana. Crescem a cada dia registros de intoxicações e mortes ligadas ao uso dos agrovenenos, que freqüentemente afetam trabalhadores agrícolas, a população camponesa e urbana, que consomem alimentos com resíduos de agrotóxicos.
O Brasil é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage), em 2008 o nosso país ultrapassou a marca dos 700 milhões de litros de agrotóxicos legalmente comercializados.  Em 2009, esse número subiu para 1 bilhão. Ainda na safra de 2008/2009, foram vendidos 7,125 bilhões de  dólares  em  agrotóxicos. O uso dos agrovenenos no Brasil é tão intenso que, fazendo uma distribuição da quantidade de veneno utilizado no ano de 2009 por habitante no país chega à média de 5,2 litros de agrotóxicos ao longo do ano.
Considerando esse contexto e a necessidade de fortalecer a Campanha no Estado de Sergipe, o MPA juntamente com os demais instituições publicas, movimentos e organizações sociais que compõem o Colegiado do Território da Cidadania do Alto Sertão Sergipano e a Assembléia Popular realizará no dia 07 de outubro do corrente ano, no horário das 8:00h às 16:30h no Centro de Formação Territorial Ana Patrícia (localizado no Povoado Lagoa Redonda \ Porto da Folha) Seminário que terá como objetivo discutir: o atual modelo de desenvolvimento, a problemática dos agrotóxicos, a agroecologia como alternativa a esse modelo de desenvolvimento e a proposta de formação do comitê territorial da Campanha. Em anexo segue programação.
Para tanto, gostaríamos de contar com vosso comprometimento nessa luta e no referido seminário, bem como no apoio ao processo de articulação e mobilização do nosso povo para se fazer presente.

Atenciosamente,

HAROLDO JOSÉ DA SILVA
Direção Estadual do MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário